Normas


Políticas

A Direção da InChemica, empenhada na implementação e consolidação do Sistema Integrado de Gestão, é responsável pela definição, de acordo com a estratégia da Empresa e pela aprovação das Políticas da empresa descritas no Manual do Sistema Integrado de Gestão, assim como pela sua divulgação por todos os colaboradores, de forma a garantir a sua compreensão e a sua aplicação. Esta responsabilidade é formalizada pela aprovação do Manual do Sistema Integrado de Gestão.


A aplicação das políticas da InChemica é apoiada com os recursos considerados adequados e com a sensibilização, informação e formação do pessoal envolvido, e constitui responsabilidade individual de cada um dos seus empregados.

Política da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho

A Política da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Energia, assenta na otimização dos recursos da Empresa, na satisfação das expectativas dos Clientes, dos colaboradores e das partes interessadas, considerando a adequabilidade ao contexto da organização.

Para que sejam postos em prática e alcançados os Objetivos da InChemica, a Direção assume os seguintes compromissos:

  • Desenvolver as suas atividades na produção e comercialização de tensioactivos aniónicos de modo a satisfazer as expectivas e requisitos dos Clientes e a evitar danos a pessoas e bens, proteger o ambiente, incluindo a prevenção da poluição, com o objetivo de melhorar continuamente o desempenho do sistema de gestão da qualidade, ambiente, SST e energia.
  • Assegurar que a organização, de uma forma contínua e sistemática, forma, informa e sensibiliza os colaboradores, sobre a importância do cumprimento dos procedimentos estabelecidos no Sistema Integrado de Gestão, uma vez que a contribuição de cada empregado constitui responsabilidade individual.
  • Garantir o cumprimento das obrigações de conformidade nomeadamente requisitos legais, regulamentares e outros subscritos pela Empresa relativos aos seus produtos e atividades;
  • Assegurar a conformidade dos equipamentos, das tecnologias e dos materiais de acordo com as necessidades dos processos, garantindo elevados padrões da qualidade, de saúde, segurança, proteção ambiental e eficiência energética.
  • Assegurar que na comercialização dos seus produtos exista um relacionamento direto e estreito com cada cliente nos planos comerciais e técnicos tendo em conta a especificidade e requisitos dos seus produtos.
  • Ter em conta nas suas decisões as preocupações dos detentores de interesses nas suas atividades, nomeadamente acionistas, clientes, parceiros de negócios, colaboradores, entidades oficiais e empresas na envolvente.
  • Usar eficientemente os recursos naturais e energéticos na produção dos seus produtos e na prestação dos seus serviços.
  • Estabelecer objetivos e metas quantificados e promover a sua medição, avaliação e revisão de forma a melhorar continuamente o desempenho do seu Sistema Integrado de Gestão.
  • Promover a divulgação dos requisitos do seu SIG junto das Partes Interessadas.
  • Promover a aquisição de produtos e serviços energeticamente eficientes com a conceção orientada para a melhoria do Desempenho Energético.
  • Exigir padrões de gestão da Qualidade, Segurança, Saúde, Ambiente e Prevenção de Acidentes Graves em linha com a presente Política por parte das Empresas Contratadas.

A InChemica considera a implementação e manutenção do seu Sistema Integrado de Gestão (Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Energia), segundo a NP EN ISO 9001, NP EN ISO 14001, OHSAS 18001/NP4397, NP EN ISO 50001 como uma ferramenta chave para o cumprimento dos requisitos do produto e dos Clientes, o controlo dos aspetos ambientais, dos riscos, da melhoria da eficiência energética resultantes das atividades desenvolvidas pela Organização.

POLÍTICA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES GRAVES

A Gerência da InChemica estabeleceu uma Política de Prevenção de Acidentes Graves assente na proteção da segurança dos seus trabalhadores, na preservação das suas instalações e equipamentos, na prevenção da poluição e minimização dos riscos na envolvente, considerando a prevenção de acidentes graves.

Desta forma, a Gerência da Inchemica assume os seguintes compromissos:

  • Desenvolvimento das suas atividades na produção e comercialização de tensioativos aniónicos de modo a satisfazer as expetativas e requisitos dos Clientes e a evitar danos a pessoas e bens, proteger o ambiente, incluindo a prevenção da poluição, com o objetivo de melhorar continuamente o desempenho do SGSPAG;
  • Definição de objetivos que garantam um nível elevado de proteção da saúde humana e do ambiente, e respetiva monitorização, avaliação e revisão identificando ações corretivas, de forma a melhorar continuamente o desempenho do SGSPAG;
  • Cumprimento dos requisitos legais, regulamentares e outros subscritos pela InChemica relativos aos seus produtos e atividades;
  • Estabelecimento de estruturas e meios adequados à implementação da PPAG, definindo funções, responsabilidades e competências e promovendo a formação e/ou sensibilização contínua de todos os colaboradores e prestadores de serviço que acedam às instalações da InChemica, por forma a transmitir a importância do cumprimento dos procedimentos estabelecidos no SGSPAG;
  • Definição e implementação de mecanismos para a identificação e avaliação dos perigos de acidentes graves envolvendo substâncias perigosas que advenham das suas atividades, e que possam surgir de condições normais ou anormais de funcionamento, incluindo atividades subcontratadas relevantes.
  • Estabelecimento de procedimentos e instruções de operação e de manutenção que assegurem o funcionamento, a preservação e a segurança das instalações e equipamentos relevantes para a prevenção de acidentes graves;
  • Implementação de mecanismos de controlo operacional para o acompanhamento e cumprimento dos procedimentos e instruções estabelecidos no âmbito do SGSPAG;
  • Definição e implementação de procedimentos para o planeamento das modificações que possam ocorrer na instalação, processo ou local de armazenamento com implicações na prevenção de acidentes graves;
  • Estabelecimento de procedimentos para a identificação das situações de emergência, garantido a revisão da adequabilidade e operacionalidade do Plano de Emergência Interno, e promovendo a realização de ações de formação e sensibilização às equipas de emergência, aos colaboradores e prestadores de serviço em permanência na instalação, bem como a realização de exercícios de treino de forma periódica de modo a testar a eficácia do PEI;
  • Promoção da realização de auditorias para avaliar o grau de implementação do SGSPAG e da PPAG.

Sistemas de Gestão de Segurança e Prevenção de Acidentes de Trabalho

Sistemas de Gestão de Segurança e Prevenção de Acidentes de Trabalho A InChemica possui um SGSPAG documentado, sendo parte integrante do Manual do Sistema Integrado de Gestão (SIG), o qual descreve quer os Sistemas de Gestão certificados (Qualidade, Ambiente e Segurança) quer o SGSPAG, que está suportado em procedimentos gerais e específicos, os quais cumprem os requisitos do documento publicado pela Agência Portuguesa do Ambiente “Requisitos do SGSPAG”. O SGSPAG é verificado anualmente, tendo os registos analisados confirmado a operacionalidade do Sistema.

Qualidade (ISO 9001)

A InChemica foi certificada pela primeira vez pela Norma NP EN ISO 9002 em 1996 tendo sido efetuadas todas as transições decorrentes até à data, sendo que a última transição para a NP EN ISO 9001:2105 foi efetuada em novembro de 2017.

Ambiental (ISO 14001)

A InChemica implementou e certificou o seu Sistema de Gestão Ambiental pela norma NP EN ISO 14001 em 2008. O sistema de gestão ambiental foi integrado com o sistema de gestão da qualidade já existente, tendo efetuado a transição para a NP EN ISO 14001:2015 em novembro de 2017.

Segurança e Saúde no Trabalho

Em 2008 a InChemica implementou e certificou o seu Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, integrando-o no Sistema já existente da Qualidade e Ambiente, tendo constituído o Sistema Integrado de Gestão.

Sistemas de Gestão de Segurança e Prevenção de Acidentes de Trabalho

A InChemica possui um SGSPAG documentado, sendo parte integrante do Manual do Sistema Integrado de Gestão (SIG), o qual descreve quer os Sistemas de Gestão certificados (Qualidade, Ambiente e Segurança) quer o SGSPAG, está suportado em procedimentos gerais e específicos, os quais cumprem os requisitos do documento publicado pela Agência Portuguesa do Ambiente “Requisitos do SGSPAG”. O SGSPAG é verificado anualmente, tendo os registos analisados confirmado a operacionalidade do Sistema.